Microgeração

- O que é a microgeração (microprodução)?
A microgeração é a produção de electricidade no local.

- Quais são as vantagens da microgeração?
Ao ter produção de electricidade no local, evita perdas de tenção na rede. Por outro lado sensibiliza pelo meio ambiente.

- Para se candidatar a microprodutor?
Necessário fazer o registo no Sistema de Registo de Microgeração no  site www.renovaveisnahora.pt. Ou a Energia7 trata disso por si.

- Se tiver um contrato Média Tenção com a EDP?
Não pode ser microprodutor. Só consumidores que tenham uma instalação de Baixa Tenção é que podem aderir à microgeração.

- Para onde vai a energia produzida?
A energia produzida em microgeração será produzida localmente. A electricidade que passa pelo condutor de venda, uma parte dela volta pelo contador de compra e será consumida por si. Se não consumir na totalidade a energia produzida, essa energia será consumida pelos vizinhos.

- Toda a Energia produzida é vendida?
Em todas as situações de microgeração Em todas as situações de microgeração, a energia é vendida na rede.

- O Sistema Fotovoltaico produz energia se houver falha na rede pública?
Não, para proteger os técnicos da EDP. No futuro, as redes inteligentes (smart grids) irão permitir que forneçam energia quando a rede pública estiver em baixo.

- Qual o valor de venda da energia produzida, quando terminar o contracto?
Após os 15 anos de contracto com a EDP, a tarifa a receber será igual ao valor que pagará de electricidade, ao preço que estará a vigorar.

- Edificio com dois contadores, pode instalar dois sistemas?
É possível instalar dois sistemas de microgeração, um por cada contador de baixa tensão. A lembrar de que fica condicionado a ter por sistema fotovoltaico de microgeração, um sistema solar.

- Pode-se instalar microgeração no edifício, para um apartamento?
É possível, apenas precisa da autorização do condomínio, para fixar na parte comum.

- Qual a duração dum sistema fotovoltaico? Estão previstos uma durabilidade de 25 a 35 anos. Os fabricantes dos módulos solares garantem uma produção de electricidade mínima de 80% da sua potência nominal 20 ou 25 anos.

- Poe-se adicionar mais módulos ao sistema fotovoltaico?
É possível, mas deverá indicar essa vontade na altura da montagem, visto que o dimensionamento baseias se no número de módulos e na escolha do inversor para funcionar. O mais fácil será adicionar um conjunto de módulos mais o inversor e colocar em paralelo com o sistema inicial. Sem alterar a performance do sistema já montado.

- Há produção de energia em dias nublados?
O painel continua a produzir com uma redução de 50% a 70% em relação aos dias de céu aberto. A produção de energia é proporcional á quantidade de radiação que atinge os módulos, á medida que diminui a radiação solar também á redução de produção de energia.

Para uma informação mais detalhada, contacte-nos. Teremos todo o gosto em apresentar-lhe um orçamento personalizado, sem qualquer custo nem compromisso.